Grécia à beira da falência

O fato mais importante na zona do Euro hoje não foi o rebaixamento da nota de confiança dos títulos públicos franceses pela agência S&P que abalou as bolsa de valores pelo mundo, inclusive no Brasil; mas o fracasso das negociações, nesta tarde, em Atenas, acerca da reestruturação da dívida grega entre o governo, o FMI, a União Europeia e os credores privados.

Essa negociação não é só fundamental para o futuro da Grécia, mas para o sistema monetário europeu como um todo. Trata-se simplesmente de um acordo em que os credores particulares vão decidir qual o montante de seu inevitável prejuízo.

Em outubro de 2011, os credores privados, representados pelo Instituto Internacional das Finanças (IIF, em inglês) havia aceito abandonar simplesmente a metade de seus créditos, isto é, uma perda de pouco mais de 100 bilhões de euros. Fora esse esforço, eles também haviam se comprometido naquele momento a reinvestir 70% da outra metade dos créditos em novos títulos gregos com vencimento em 30 anos. O problema surgiu aí: qual seriam os juros desses novos papéis gregos? Até hoje não se decidiu esta questão e as negociações emperraram.

O IIF quer algo em torno de 5% de juros, enquanto o FMI intransigentemente teria exigido uma taxa na ordem de apenas 2%, o que é inferior ao que paga hoje a Alemanha, a mais sólida economia do continente. Óbvio que os credores privados não aceitaram a oferta. O pior é que os economistas estimam que por esse preço, não haverá acordo algum e a reestruturação deverá ser imposta unilateralmente, o que significa, em bom português, a decretação da moratória grega. A mesma coisa aconteceu com a Argentina há 10 anos e até hoje compromete a economia local. Pior que o vizinho platino, o único a adotar o peso, a Grécia faz parte da zona do euro. Assim, sua falência inevitavelmente atingirá outros países economicamente vulneráveis como Irlanda, Portugal e Espanha. Talvez estejamos assistindo ao ocaso da experiência da moeda única na Europa. As negociações definitivas serão retomadas em alguns dias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: