A pá matará Araxá

Em 1816, o tenente-coronel do Real Corpo de Engenheiros, o Barão de Eschwege, esteve pela primeira vez na área do Barreiro de Araxá/MG a fim de analisar as características hidrotermais de suas já famosas fontes. Por sua posição geográfica de difícil acesso naqueles tempos coloniais, um complexo de exploração das águas minerais araxaenses só começou a se viabilizar pelo Estado brasileiro republicano dos anos 1920.

O Barreiro de Araxá faz parte da bacia do Córrego do Sal, localizada numa região de origem vulcânica. Por esta razão, suas águas são ricas em sais minerais de grande valor medicinal. Resolveu-se assim construir ali uma estrutura que pudesse receber todos os interessados em usufruir das águas de Araxá. Embora a pedra fundamental de um hotel tenha sido colocada em 1925, suas obras só foram de fato iniciadas em 1938, no Estado Novo de Getulio Vargas. Quando o mesmo presidente veio do Rio de Janeiro para inaugurar o Grande Hotel de Araxá em 1944, a população local se deslumbrou com os projetos paisagístico de Roberto Burle Marx e arquitetônico de Luiz Signorelli. No interior do hotel, havia, além dos famosos cassinos, fechados nacionalmente pelo presidente Eurico Gaspar Dutra dois anos depois, bares, restaurantes e até um cinema. O complexo hidrotermal do Grande Hotel tornou-se a joia da cidade. Quase 70 anos após sua inauguração, todo o turismo local é fundado na mesma obra.

Tudo ia muito bem até o momento em que se descobriu no Barreiro traços de nióbio. Não por coincidência, foi no mesmo período que o Grande Hotel entrou em completa decadência. O glamour dos velhos tempos havia definitivamente partido e a população araxaense, triste em ver seu grande tesouro se esvair em completo abandono, culpava a proibição do jogo no Brasil pelo desprezo generalizado ao hotel. Quem se tornou a menina dos olhos da cidade foi o setor da mineração, que ali aportou para trazer riqueza e bem-estar. Foi a versão oficialmente divulgada. Todos infelizmente acreditaram.

Estima-se que Araxá seja responsável por 75% de toda a produção mundial de nióbio. As reservas são suficientes para mais 400 anos de exploração. O mineral é utilizado industrialmente para a produção de aço de alta resistência. No planeta inteiro, só há três minas de nióbio, sendo a do Barreiro a segunda maior, atrás somente da goiana Catalão. As reservas minerais do Barreiro de Araxá são exploradas desde 1995 pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) cujo capital pertence a metade aos estadunidenses da Molybdenum Corp, 20% aos Moreira Salles, 15% a um consórcio nipo-coreano e os outros 15% a um grupo chinês.

Desde esta época, os moradores do Barreiro sofrem diariamente com a poeira produzida pela exploração intermitente das mineradoras. Além disso, as famosas águas de Araxá estão cada vez mais contaminadas por bário, um elemento químico tóxico, pertencente à família dos metais alcalinos terrosos. Na Justiça Estadual de Araxá, já foram protocoladas centenas de ações cíveis contra a CBMM e a Bunge Fertilizantes por causa da contaminação da água do Barreiro por bário.

A presença de bário no organismo pode causar derrames e acidentes vasculares, pois sua deposição nos órgãos provoca forte vasoconstrição. Nas crianças ele causa retardamento mental e pouco desenvolvimento físico. Nos idosos, o problema é a demência senil.

No fim de 2011, o prefeito Jeová Moreira da Costa, anunciou em entrevista coletiva a descoberta de uma mina de ouro no Barreiro de Araxá. “Uma mineradora chinesa vem para Araxá para explorar esta mina de ouro encontrada no Barreiro. Esta notícia é um verdadeiro presente de Natal para todos os araxaenses, uma vez que a cidade vai ganhar muito com a geração de emprego e renda”, disse Jeová. Presente de Natal ou presente de Grego?

Parece que a entrevista de Jeová chegou longe, pois, dias depois, veio a Araxá o empresário Eike Batista, proprietário da mineradora MMX. Com a ameaça dos chineses, esta empresa estaria disposta a acelerar o andamento do projeto Phosphate-Araxá desenvolvido há alguns anos pelos canadenses da MBac. O prefeito de Araxá foi prudente ao declarar que “não houve reunião” com Eike. Mas, como escreveria Gustavo Machado do Brasil Econômico*, “sem que a cidade tenha grandes atrativos visuais, além da sede da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e de uma mina de exploração da Vale, a prefeitura não possui grandes dúvidas sobre o interesse do voo panorâmico feito por Eike.”

Não há necessidade de nem mais uma linha. A máscara caiu.

Quer dizer então que para os “modernos” a grande atração visual de Araxá é a sede da CBMM e uma mina da Vale? Nem uma mínima menção ao complexo hidrotermal do Barreiro? Nada sobre o sexagenário Grande Hotel, onde ficará hospedada uma seleção de futebol durante a Copa do Mundo de 2014?

Não precisa ser um gênio para saber aonde vão as riquezas culturais, hídricas e biológicas daquele belo lugar no coração do Brasil. Em breve tudo aquilo será terra arrasada em que as ruínas de uma imensa construção dos anos 1940 velarão por todos os mortos.

Enquanto vivermos numa sociedade em que o dinheiro está acima de qualquer outro bem, teremos de nos acostumar a ver as riquezas naturais pagarem o preço. Tudo por que o Dutra proibiu o jogo no Brasil em 1946, né?

*http://www.brasileconomico.com.br/noticias/eike-quer-explorar-reservas-de-minerio-nobre-em-araxa_112175.html

O resultado do trabalho de uma mineradora. Onde está o benefício?

Este artigo é uma homenagem à minha mãe, Maria Teresa de Paiva, natural de Araxá/MG.

Anúncios
Tags: , , ,

6 Comentários to “A pá matará Araxá”

  1. Parabéns pelo artigo bem escrito, mas tendencioso, é notório que você não deve morar na cidade e mesmo assim fala abobrinha.

    Em primeiro lugar o grande hotel sempre esteve às moscas, pois após a década de 40 caiu em declínio o turismo hidrotermal em todo o mundo, não só em Araxá. As pessoas descobriram que não existe cura de doenças com águas, isso é estorinha de Ponce de León. Nunca houve também qualquer incremento nas atividades turísticas da cidade, nenhum fórum, nenhuma convenção e o jogo que atrairia turistas foi banido pela hipocrisia brasileira.

    É de se esperar que o lugar que não possui uma atração turística não vai ter turistas, coisa que a cidade parcamente tem. Seja honesto!

    Agora, desagrado ou não, a mineração é a base econômica desta cidade, o senhor esqueceu de dizer o curralzinho que esta cidade era antes da mineração chegar. Ela trouxe desenvolvimento e emprego e ao contrário da pregação dos ecochatos de plantão, existe sim mineração sustentável. Também não se pode demolir o grande hotel ou minerar dentro do parque pois estes são tombados pelo patrimônio histórico.

    Afinal se é a favor da mineração em Araxá, desfaça-se de seu computador e de seu carro, pois sem minérios não se pode fazer nada, ou as outras minas são diferentes?

    O minério salvou Araxá!

    Por favor não cite a falácia do cancer!

    • Caro Cleyton,
      Obrigado pela elegância da resposta.
      Concordo que Araxá não seja uma cidade excepcionalmente turística, mas isso, a meu ver, faz parte da estratégia para fazer a população pensar que não há alternativa fora da mineração e não é razão para desconsiderar as implicações ambientais das atividades econômicas.
      Concordo também que o setor de mineração esteja há muito tempo na cidade e que isso tenha trazido vantagens materiais. Mas não há desvantagens?
      O senhor diz que há mineração sustentável. Eu sinceramente não conheço.
      A interdição de explorar os minérios no interior do parque também não é garantia de nada. O Grande Hotel seria uma ilha de abundância perdida num oceano de pó.
      Enquanto o estágio atual da tecnologia não permitir, há que se ter a exploração mineral, embora eu já tenha me desfeito do carro. Só uso computador. Só acho que Araxá é uma cidade suficientemente importante em Minas Gerais, com uma população de 100.000 pessoas, com um setor turístico implantado, sede da microrregião do queijo “Araxá”, componente do roteiro da Serra da Canastra, numa posição geográfica privilegiada entre o Pantanal, o litoral, São Paulo e Goiás. Enfim, penso que Araxá poderia viver muito bem sem pagar o preço da mineração, o que demanda entretanto muito trabalho, disposição e amor à terra. Mas como o dinheiro fácil ainda fala mais alto, dificilmente isso acontecerá.
      Para encerrar:
      1) Por que o caso do câncer é uma falácia? Há estudos em sentido contrário?
      2) Procure a prefeitura municipal e pergunte na secretaria de agricultura qual foi o resultado da perícia realizada há alguns anos no gado morto, encontrado nas fazendas da região do Barreiro.

  2. O pior é saber que bebi uma água contaminada por vários anos da minha vida!!
    isso da medo espero que justiça seja feita!!!!

  3. Infelizmente, existe milhares de pessoas pagas a preço de ouro, ou, preço de nióbio, para minarem qualquer notícia sensata que envolve o minério nióbio. A população sofre as consequências das governanças corruptas e omissas, que coniventes permitem a expropriação e descaminho dos minérios brasileiros sem qualquer planejamento ambiental ou social, sem oferecerem qualquer benefício à população do entorno. O pior, os minerais quando exportados são isentos do ICM beneficiados pela improcedente Lei Kandir. As mineradoras deixam as crateras, a contaminação, para a comunidade fica o empreguismo… o resto. Eliezer Batista mineiro, pessoa a quem Getúlio confiou a Vale para administrar, transferiu para seu filho Eike empresas X todos os veios importantes de minérios existentes no Brasil. Após, permitiu que a Vale fosse privatizada por R$3.500. Eliezer Batista não cumpriu a promessa que fez a Getúlio Vargas de cuidar do patrimônio estratégico tornando o Brasil auto-suficiente, e sua população pensante e feliz. Eliezer Batista pensou apenas em seu filho Eike Batista. O cidadão do bem sabe, que desta vida levamos apenas o que plantamos de bom, a felicidade e bem estar que transmitimos ao próximo. Tudo de bom… Eliezer Batista.

  4. -pois dizem que o CANADÁ possui menos de 02% do NIÓBIO e TÂNTALO-MUNDIAL-mas faz com que 100% dos seus menos de 02% vai á favor de cada cidadão que mora vive trabalha lá no CANADÁ-sendo e ou não sendo CANADENSE-etc-por-isso-as-LIDERAN ÇAS-etc-canadenses fizeram e fazem com que o seu povo população internamente interna vivem uma excepcional o melhor do melhor qualidade padrão de vida poder aquisitivo-do-mundo-por isso o normal mesmo para os mais pobres miseráveis de qualquer país do PRIMEIRO SEGUNDO MUNDO é viver viajando só de AVIÃO DE PRIMEIRA CLASSE para o MUNDO TODO pois quando qualquer um deles pobres canadenses e de qual quer país do PRIMEIRO-SEGUNDO-MUNDO-vem ao BRASIL no CARNAVAL antigamente aqui eram tratados como SEMIDEUSES-etc

    -mas agora do outro lado uns dizem que mais de 70% outros dizem que é mais de 98% do NIÓBIO e TANTALO-MUNDIAL-está no BRASIL-mas mesmo assim o BRASIL e cada brasileiros sendo os mais RICOS TRILIONÁRIOS QUINQUILIONÁRIOS-etc-do-mundo-do-universo-e-de-todas-as-dimensões-mas-mesmo-assim-todas as MÁXIMAS das MÁXIMAS AUTORIDADES BRASILEIRAS-FEDERAL-ESTADUAL-MUNICIPAL-DISTRITAL-etc-fazem com que nenhum centavo do NIÓBIO e do TANTALO BRASILEIRO vai á favor dos quase mais de 200 milhões de brasileiros e mesmo quan do os brasileiros eram menos de 02 milhões de brasileiros-etc-e então vivem fazendo com que até mesmo os brasileiros da CLASSE CCCC-CLAS SE MÉDIA-MÉDIA-etc-mesmo sendo classe média-vivem as piores e as mais baixas terríveis-QUALIDADE-PADRÃO-DE-VIDA-PODER-AQUISITIVO -etc-e vivendo trabalhando como os ANTIGOS ESCRAVOS-em CONDUÇÕES EM PÉ- A PERTADAS FÉTIDAS SUDORENTAS FRIORENTAS VIDAS DE GADO SARDINHAS EM LATAS-etc-durante os quase 520 anos de existência do BRASIL ao contrário dos quase 520 anos de existência mas dos EUA CANADÁ-etc-e o pior é que fizeram a cabeça dos CLASSE MÉDIA BRASILEIRA á acharem que isto é algo NORMAL DIGNO-etc-mas enquanto isso até mesmo os da CLASSE MAIS BAIXA POSSÍVEL mas lá dos países do primeiro segundo mundo é terem uma excepcional qualidade padrão de vida poder aquisitivo MELHOR do MELHOR-etc-

    inclusive permitem que por exemplo o NIÓBIO e o TANTALO BRASILEIRO e todos os MINÉRIOS e como toda a MADEIRA BRASILEIRA-MATAS-FLORESTAS-ÁGUA-etc-DNA-PATENTES-de-cobras-sapos-ÍNDIOS-etc-brasileiros-etc-saia e sem entrar na tal BALANÇA COMERCIAL e dizem que são mais de 100 bilhões dólares anualmente que o BRASIL perde em termos de NIÓBIO BRASILEIRO-e dizem que são mais de 350 bilhões dóla res se somarmos todos os MINÉRIOS e mais ainda o que sai CLANDESTINAMENTE PIRATEADOS em termos de também de MADEIRAS-etc-e o GOVERNO FEDERAL e todos os PARLAMENTA RES BRASILEIROS-sabem de tudo isto mas permite que por exemplo a INGLATERRA e todas as ONG’s estrangeiras vivem á fazer o que bem em tender aqui no BRASIL-

    Pois dizem que o BRASIL é a ARÁBIA SAUDITA mas do NIÓBIO e do TÂNTALO-MUNDIAL mas sendo que quase=100%=entre=70%=98%=do NI ÓBIO MUNDIAL está no BRASIL-etc-e dizem que todos os países do PRIMEIRO E SEGUNDO MUNDO estão fazendo a tal RESERVA ESTRATÉGICA mas de todos os MINÉRIOS BRASILEIROS-etc-quer dizer quando o BRASIL com todas as MÁXIMAS DAS MÁXIMAS AUTORIDADES ACORDAREM um dia ACORDAREM e pensarem em fazer com que tudo isto REVERTE mas internamente á favor do povo brasileiro talvez já seja tarde demais pois com a tal RESERVA ESTRATÉGICA os países do PRIMEIRO E SEGUNDO MUNDO farão o PREÇO e talvez REVENDA para o próprio BRASIL mas MILHÕES DE VEZES MAIS CAROS todos os MINÉRIOS que SURRUPIARAM do BRASIL no BRASIL dentro do BRASIL e com a conivencencia omissão-etc-de todas as MÁXIMAS das MÁXIMAS AUTORIDADES BRASILEIRAS-etc-e enquanto isso foram deixando as DIZIMAÇÕES DESTRUIÇÕ ES POLUIÇÕES TÓXICOS-etc-até mesmo dos LENÇÓIS FREÁTICOS-etc-O resultado do trabalho de uma mineradora. Onde está o benefício?-A pá matará Araxá

    https://arespublica.wordpress.com/2012/02/02/a-pa-matara-araxa/#comment-95

  5. pois dizem que a INGLATERRA aqui dentro do BRASIL mandando e desmandando-e-pega o NIÓBIO e o TANTALO BRASILEIRO e vendem por menos de 13 cen tavos dólares o quilo mas lá para a sua MATRIZ lá na INGLATERRA e de lá é vendido para o MUNDO TODO por mais de 1.800 dólar o quilo e olha que a INGLA TERRA não possui nenhuma RIQUEZA NATURAL e dizem que isto vem acontecendo há SÉCULOS e SÉCULOS atrás mas e daqui prá frente????

    e é isto tudo que sustenta as FAMÍLIA REAL INGLESA e todas as suas MORDOMIAS as VADIAGENS-LUXÚRIAS ORGIAS ESCANDALOS SEXUAIS-BANQUETES-CASAMENTOS-CERIMONIAS-LUXURENTAS-RICAS-etc-pois na verdade a gente olhando pensamos como pode o POVO INGLES e do REINO UNIDO sustentar toda áquela vadiagem mordomia-etc-mas na verdade não são eles o povo ingleses são na verdade todo o povo toda a população mas de todos os países latino americanos africanos-etc-países que nem por exemplo o BRA SIL-são-ainda-GIGANTESCOS TITANICOS ESTRONDOSOS-COLONIAS-mas da INGLATERRA e de toda a EUROPA ÁSIA e dos EUA CANADÁ-etc-

    -mesmo eles sendo países pequenininhos e sem nenhum tipo de RIQUEZAS NATURAIS-etc-como o é o caso da INGLATERRA-JAPÃO-ISLANDIA-FINLANDIA-etc-mas para manterem isto vivem criando nas suas GIGANTESCAS TITANICAS ESTRONDOSAS COLONIAS-etc-por exemplo a MÁXI MA DE MAQUÍÁVEL—DIVIDIR PARA GOVERNAR—etc-por isso vemos ZULUS AFRICANOS matando ZULUS AFRICANOS-etc-pois você olhando de fora você não sabe quem é quem-mas lá na ÁFRICA estas forças estrangeiras fazem com que UNS MATAM OS OUTROS-etc-para mante-los dis traídos com estas guerrinhas uns com os outros mas enquanto isto estes países pequenininhos vão SURRUPIANDO tudo que podem-etc-

    e veja que isto acon teceu e acontece como em países AMARELOS veja o caso da CORÉIA DO SUL e da CORÉIA DO NORTE-olhando você não as be quem é do SUL e quem é do NORTE-mas um tem ÓDIO MORTAL DO OUTRO-etc-e antigamente tinha a tal ALEMANHA OCIDENTAL e a ALEMA NHA ORIENTAL-etc-veja bem se conseguem fazer isto com países-EUROPEUS-ASIÁTICOS-etc-imagine então o que podem fazer com países afri canos-latino américa nos-etc-

    -e estes países do PRIMEIRO E SEGUNDO MUNDO para SURRUPIAR tudo que podem-vivem criando-situações-etc-como por exemplo para SUR RUPIAREM tudo que é petróleo lá do IRAQUE inventaram estorinhas do IRAQUE ter a sua BOMBA ATOMICA-etc-mas todos eles sabiam de ante mão que o FANFARRÃO DITADOR LOCAL-SADDHAM-HUSSEIN-o qual foi colocado lá mas pelos EUA-etc-não tinham nada-pois se REALMENTE ti vessem os EUA X ALIADOS não teriam invadido o IRAQUE-e-depois os EUA X ALIADOS tomaram conta do PETRÓLEO GÁS NATURAL do IRAQUE obviamente para disfarçar tudo em nome de IRAQUIANOS-etc-os quais trabalham mas á favor dos EUA X ALIADOS-pois os EUA X ALIADOS não faz a mesma coisa com a SÍRIA pois supostamente a SÍRIA não tem BOMBA NUCLEAR mas tem ALIADOS PODEROSISSIMOS—CHINA e RÚSSIA -etc-e os EUA X ALIADOS não invadem a CORÉIA DO NORTE e nem mesmo o IRÃ-pois estes dois países tem supostamente BOMBA NUCLEAR e todos eles tem ALIADOS PODEROSISSIMOS-etc-pois os EUA E ALIADOS invadem os tais países mas para SURRUPIAR tudo que podem destes pa íses-pois por exemplo dizem que a tal guerra no AFEGANISTÃO atrás do BIN LADEN na verdade foi por causa do NIÓBIO que lá existe-pois para eles poderem SURRUPIAR numa boa tudo que querem os EUA E ALIADOS juntamente com as suas ONG’s vivem fazendo PROPAGANDAS mas para que nenhum outro país tenha o pleno domínio da sua ENERGIA NUCLEAR-e ou tenha a sua própria BOMBA ATOMICA-etc-e estão aqui no BRASIL e como em toda a AMÉRICA LATINA fazendo tudo que podem mas para nenhum destes países ter o PLENO DESENVOLVIMENTO mas á favor de cada um dos seus cidadões internamente internas-etc-pois tudo e todos lá do PRIMEIRO E SEGUNDO MUNDO tem pleno dóminio da ENERGIA NUCLER-USINA NUCLEAR-etc-agora o BRASIL vivem fazendo tudo aqui no BRASIL mas para o BRASIL não ter a sua própria ENERGIA NUCLEAR-etc-

    Nióbio no Afeganistão motivo das guerras…

    http://niobiomineriobrasileiro.blogspot.com.br/2012/08/niobio-no-afeganistao-motivo-das-guerras.html

    e aqui no BRASIL para tudo que se refere por exemplo ao-NIÓBIO-TÂNTALO-BRASILEIRO-e outros-minérios-matas-florestas-águas-etc-não ir 100% mas internamente á favor do povo população brasileira por exemplo os EUA X ALIADOS criaram a tal estória horripilante de DITADURA MI LITAR-dizendo que os COMUNISTAS estavam tomando conta do BRASIL-etc-mas lá no fundo a estória é bem diferente fizeram isto pois talvez al gumas lideranças-etc-brasileiras ANTIGAS talvez queriam que 100% de toda a RIQUEZA BRASILEIRA fosse 100% mas para o povo população in ternamente brasileira-

    mas para INVERTEREM totalmente esta situação e colocarem as MINAS EXTRAÇÕES EXPLORAÇÕES COMÉRCIOS NEGÓCIOS-etc-de por exemplo do NIÓBIO e TANTALO BRA SILEIRO-por exemplo na mão da INGLATERRA aonde a mesma é que faz tudo-etc-apesar que tudo ali está em nome de BRASILEIROS -mas por trás quem manda e desmanda é a INGLATERRA-etc-

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: